Dicas para Bboys e Bgirls iniciantes

dicas para bboys e bgirls iniciantes
Bboy Storm (Storms Footwork Fundamentals)

Durante os últimos meses tenho recebido muitos feedbacks de breakers iniciantes sobre as dicas, tutoriais e vídeo aulas aqui no site. Isso devido ao grande número de bboys e bgirls que estão começando agora e que buscam em sites e em academias especializadas nesse nicho.

Dicas para ter melhor desempenho em seus treinos, muitos buscam essas formas de ensino em DVDs de breakdance, muitos deles tentam até imitar passos de bboys em competições como: Red Bull BC One, Freestyle Session, Uk Bboy Champiomships e outros, ou invés de procurar auxilio com bboys mais experientes ou até mesmo em DVDs aulas, um exemplo disso é um dos mais famosos, desenvolvidos especialmente com essa finalidade, buscar melhorar a qualidade de dança breaking entre os bboys que ainda não têm conhecimento, por enquanto.

O famoso Storms Footwork Fundamentals foi criado com este objetivo, dar qualidade aos dançarinos de breaking. E para que estes bboys tenham um bom alicerce para sua carreira com bboy deixo aqui algumas dicas de como se deve treinar para chegar em um nível que futuramente não tenham que resgatar o que não conseguiram no começo, que é o que está acontecendo com muitos bboys que estão tentando desenvolver o seu feeling e não conseguem.

Cuide bem de seu físico

Como o Breakdance é uma dança que exige muita força é importante que você reserve um tempo para exercitar o corpo, faça algumas flexões e agachamentos, antes de começar o treino faça uns polichinelos e corra de 10 a 15 minutos, você verá que seu rendimento durante os treinos será muito melhor. Você pode consultar dicas importantes referentes a resistências e força física, Confira algumas de nossas dicas:

Faça exercícios de aquecimentos e alongamentos

Essa dica é de extrema importância não só para iniciantes, como também para veteranos e qualquer outro esportista, são os indispensáveis exercícios de aquecimento e alongamentos, pois com esses exercícios você pode evitar lesões musculares além de desempenhar um importante papel na musculatura, dando maior flexibilidade e melhorando na coordenação motora, isso é o que muitos bboys consideram chatos e doloridos, mas com o passar dos treinos você vai pegando gosto e as dores não serão tão insuportáveis como muitos o dizem. Então indico à todos que queiram aderir-lo em seus treinos. Deixo aqui ótimas dicas criadas pelo bboy e professor de educação física, André Dias mais conhecido como Bboy Alemão. Eis então Alongamentos para Bboys e Bgirls.

Organização e disciplina nos treinos

Para evoluir, é necessária muita disciplina, seja rígido em seus horários de treinos, e na ordem de como você organiza sua tabela de treino, divida seus treinos de acordo com cada dia da semana, assim você terá um melhor rendimento. Faça da seguinte forma, elabore uma tabela dedicando a cada dia um estilo e/ou um fundamento. Sendo assim, formule-a seguindo o exemplo: segunda-feira treine só dropdown e fundamentos de top rock e footwork, terça feira treine freezes e powermoves, sendo que no fim de cada treino, treine alguns minutos toda a seqüência que você pretende construir, para que se consiga resistência e fique bem fixada em suas sessions.

Inspire-se e transpire

Lembre-se, talento é 1% inspiração e 99% transpiração,mas o que muitos bboys estão fazendo é o contrário passa a maior parte do tempo dedicando apenas em assistir DVDs ou vídeos na internet do que treinando, é sempre bom um pouco de inspiração, porém em excesso que é o problema. As vezes costumo comentar com muitos iniciantes para dedicar-se mais aos treinos, pois, ficar assistindo campeonatos mundiais não vai fazer com que você alcance aquele nível. Lembre-se de Thomas Edison, Talento é 1% inspiração e 99% transpiração.

Persistir Resistir e Não Desistir

O importante é não desistir. Quantos e quantos interessados pela dança breaking já desistiram por não conseguir fazer um movimento? Quantos já desistiram por não superar os tombos e hematomas causados pelas quedas durante os treinos, muitos já pararam até mesmo antes de tentar, e quantos já desistiram do Breakdance e optaram por não tentar mais. Lembre-se, treine incessantemente, ignorando as dores e hematomas, pois um dia você verá que isso tudo faz parte da guerra e um dia você terá o prazer da vitória. Ignore todos aqueles que dizem que você não é capaz, acredite em você.

Divirta-se e expresse-se

Não há nenhum motivo para aprender uma dança se você não estiver a aproveitando; se você não gosta de dançar, procure outra forma de se expressar. Com o crescimento espantoso da dança breaking nos últimos anos, muitas pessoas se atrevem a dançar break apenas por modismo, não porque realmente gostou ou porque querem se expressar através dela, é muito comum ver hoje em dia, “bboys” dançando, ou pelo menos tentando dançar todos tensos, parece que não conseguem sentir a vibe. Então antes de tudo, ao dançar, procure também se divertir e se expressar através de sua dança.

História dos Powermoves

2

Com o surgimento da dança breaking, durante as décadas passadas, muitos bboys desenvolveram e criaram movimentos que podessem derrotar seus rivais, movimentos que exigem muito equílibrio, técnicas, força, agilidade e muito treinos, são os conhecidos powermoves, nesse estilo de dança muitos bboys tem integrado eles ao fundamentos da dança breaking, tornando-se assim movimentos fundamentais em competições, apresentação e shows.

O termo Powermove vem do inglês, Power quer dizer Poder, força e Move  quer dizer movimentos. Pode-se chamar então de Movimentos Poderosos ou movimentos de força.

Muitos powermove tem histórias bastantes interessantes como é o caso do Flare, moinho de vento e outros. Você pode ter acesso aos conteúdos do site sobre tutoriais e vídeo aulas acessando o menu Fundamentes em seguida Powermoves, lá você encontra materiais importante para você ter um bom desempenho em seus treinos de powermoves.

Knowledge Courtesy Of Mr Wiggles

1 Head Spins ( One Shot ) “Swane (Zulu Kings) Was Said To Be The First To Use This Move In Bboyin
2 Chair Freeze “Rob (Zulu Kings)”
3 Cc Long Footwork
( 6 Step) “Spy (Crazy Commanders)”
4 4 Step “Spy”
5 Swipes “Spy”
6 Baby Bridges “Spy”
7 Side To Side Chair Freezes “Bos” And “Spy”
8 Track (Floor) “Track 2”
9 First Version Of Back Spin “Jojo”
10 Second Innovation Of Back Spin “Mongo”
11 Third Innovation Of Back Spin “Crazy Legs” (Rock Steady Crew)
12 Best Bboy To Master Combinations “Mongo”
13 First Version Of 1990’s “Track 2″Used The Hand Stand Pirouette In His Bboying
14 Second Version Of 1990’s “Crazy Legs” Did A High Over Rotated Swipe That Led To Him Spinning
15 The Name 1990 “Ken Swift” (Rock Steady Crew) Original Used This Name To Describe His Futuristic Float Back Spin That Started On One Hand In A Semi Hand Stand Position And Came Into The Back Spin Slow Then Sped Up Into A Freeze
16 Hand Glide “Weeble Rock”
17 Continuo’s (Windmills) “Crazy Legs” While Doing A Backspin He Contented The Process Of That Move And Developed It.
18 Tap Head Spins (Continuo’s) “Kid Freeze” (Dynamic Rockers)
20 Air Tracks (Tracks Without Feet Touching The Floor) “Kid Freeze”
21 Halos (Looks Like Cross Between Air Tracks And Head Glide) “Kid Freeze”
22 Ninja Freeze (Freeze Out Of A Continuo’s, Air Move That Landed In Ninja Style Pose) “Icey Ice” (Dynamic, Mag Force, Nyc Breakers)
23 Head Glides (Legs Up Head Glides Around Hand Like A Compass) “Icey Ice” And Or “Wavy Legs” (Dynamic Rockers)
24(?) Axle (Star Track, Air Flare) “Freddie Fresh” There Are Gonna Be Allot Of Debates About This One…But I Can Only Go By What I Know As Truth..And In My Opinion Freddie Fresh Was The First To Do This Move In The Early To Mid 80’s
25 Plank Freeze Ke

A Dança de rua e seus benefícios

3

Erick Hermes: Dança de Rua Original

TENHO ORGULHO DE SER UM B.BOY!

Breaking, B-boying, Break boy, Bronxs boy – estilo surgido na década de 70. Iniciou-se em Porto Rico, alastrou-se pelos jovens negros e hispânicos do Bronks – Nova York (EUA); e hoje no mundo todo, especialmente no Brasil. Dança composta pelo Top Rocky, Footwork e Freeze, Up Rock (Brooklyn Rock) – a evolução power Moving (movimento de energia) e acrobacias.

O break é a expressão dançante da cultura hip-hop. Os que dançam são chamados de b.boys, cujo seu significado é break boy, de Bronxs boy. Essa dança veio para dar um basta à violência praticada pelas gangues da época; pois os jovens, preocupados em se superar cada vez mais nos movimentos, esqueciam-se dos problemas e da violência originária das ruas. Foi assim que as rixas entre as gangues passaram a ter um sentido bem menos violento. O “racha” entre esses grupos sofreram uma grande modificação: quem dançasse melhor, vencia…

O footwork (trabalho com os pés) sempre foi uma das formas básicas de se dançar o break. No início da década de 70, no bairro do Bronxs, era básico fazer um início com top rock (início da dança) depois muitas variações de footwork e a seguir o freeze (congelado – final da dança).

Os latinos da época se destacavam pela utilização de “manobras” (acrobacias, saltos), que eram feitas entre o top rock e o footwork. Uma modificação marcante foi quando os movimentos giratórios contínuos chegaram e ganharam espaço, principalmente o backspin (giro de costas).

A Dança e seus benefícios

Na verdade a dança de rua se tornou uma filosofia de vida, onde várias pessoas levam o trabalho à serio (seja dentro do Brasil ou mundo afora), não só dançando, mas educando com a própria dança.

Existem grandes projetos, em escolas do estado, onde oficinas de dança de rua (b.boy) ajudam a melhorar as notas e desempenho dos alunos, comportamento e convívio social. Minha profissão é educar menores infratores em várias situações e tentar colocá-los de volta à sociedade com outro pensamento e atitude, tudo isso através da dança.

Esse projeto tem dado ótimos resultado até então. A dança traz vários benefícios ao ser humano: autoestima, saúde, pensamentos positivos, boa conduta… Por acaso alguém já viu um B.Boy sendo preso? Eu nunca vi e nem ouvi falar disso…

O que falta ainda em nossa cidade (Itu/SP), e em vários lugares do Brasil, é valorizar mais esta atividade que está sendo aprovada em muitos municípios e gerando ótimos resultados, como a diminuição do índice de criminalidade, sempre trazendo benefícios à saúde, etc.

A dança é minha vida, lembro que quando criança (eu tinha 12 anos) muita gente falava: isso é coisa de marginal, de quem não tem o que fazer. Hoje, pago as minhas contas com a própria dança, e ainda educo outras pessoas dançando. TENHO ORGULHO DE SER UM B.BOY!

Erick Hermes, mais conhecido como Molek Freak, iniciou sua carreira em 1983. Atua como professor de dança de rua e atualmente é arte educador da Fundação Casa de Sorocaba – SP. Aprecia esportes radicais e ginástica olímpica.

Contato:
[email protected]
Mais informações:
www.myspace.com/molekfreak
www.interitubboys.blogspot.com

Fonte: itu.com.br

Dança de Rua Brasil agora é Dança de Rua.net

0

Já fazia algum tempo que eu estava com o projeto de mudar o endereço do site, para melhor ajudar na relevância do site, e também ficar um domínio mais curto e mais objetivo. Para isso resolvir resgistrar o dominio dancaderua.com, com esse novo endereço fica bem mais fácil você decorar e também divulgar para seus amigos.

Como muitos de vocês já me conhecem, eu não só sou bboy com também trabalho na aréa da programação, sou Web Designer, e pelos meus estudo de técnicas de SEO, de acordo com os web masters da Google, o site Google trabalha na idexação do site através da relevância que o conteúdo aborda. Como passei um bom tempo usando o domínio dancaderua.com sendo que o nome do site era Dança de Rua Brasil, era uma coisa que não tinha muito haver, partindo da idexação do google como para o público que ac

Record Bboy: Headspins / Giro de Cabeça

0

Veja a declaração do Bboy Jonas:
“Quebrando o recorde de maior headspins em um minuto (118 headspins) e global recebendo 130 headspins (este disco é contado após torneiras). O locutor diz no final que os seus 129 headspins mas ele perca contado, eu contava com um bilhão de vezes em câmera lenta para ter certeza de que era o valor correto.

Também todo o povo que disse o meu outro vídeo era falso, coloque isso no seu cachimbo e fuma.

Múltiplos ângulos deste registro, juntamente com várias demonstrações de autenticidade assinado estão sendo enviados para guiness recordes mundiais para confirmação.

E eu sinto que posso quebrar esse recorde, porque eu perfurados tarde”

Vídeo Aula Top Rock: Indian Step

1

O indian step é uma das variantes do top rock, atributo básico para qualquer bboy ou bgirl que queira tem maior desempenho na execução do top rock, o fato do top rock ser muito rico em variantes, muito fundamentado, por exigir muita técnica, treino e dedicação. Bboys mais experientes desenvolveram fundamentos para que as gerações futuras tenham mais facilidades para evoluir de acordo com as reais competências de um bboy. O vídeo aula é bastante prático, bem explicado.

Lembrando que antes de qualquer atividade física é importante o aquecimento e alongamentos de todo o corpo, para futuramente evitar lesões nos músculos, membros e na coluna. Você pode encontrar uma série de exercícios de alongamentos e flexibilidade desenvolvidas pelo bboy e professor de educação física André Dias.

O que é Flavor

1

Flava é a maneira que você faça alguma coisa. sua maneira de reagir ao som. ok seu caminho que você retratar-se em público. ok seu caminho que você retratar-se por trás de portas fechadas. sua quem você é e você define. flava thats. algum ppl pode dizer do estilo, mas não, no nosso mundo, sua maneira de você olhar a sua maneira de falar o seu caminho que você levar o seu caminho que você mover para a direita o caminho que você ouça o seu caminho que você vê. É uma certa energia que projeto você. bruuuuururururuuu há muito a flava. Sua espiritual a sua confiança, delicadeza, carisma, humildade, caráter bruuuruuurur coração muita coisa que você sabe do que estou dizendo em flava de um aiight flava palavra pensar nisso.

Legenda de BBOY MARSELU TBB SMC.

Em outro artigo, abordei sobre feeling, flavor e flow, acho muito importante que todos conheçam esses atributos.

O que é Cypher

1

The Cypher (or “circle” is the name given to a group of bboys and bgirls, who take turns dancing in the middle.) There are no judges (except Cypher participants themselves), formal rules or restrictions, written. Although people do not always fight inside the circle, there are many times where you bboys‘ve seen battle continues to end for various reasons, such as the admission of delivery one of the contenders. the circle culture is more present in communities with a strong knowledge the original hip hop culturebattle .battle .knowledgekrogerfeedback .The Battle in the circle is also a way for bboy to resolve personal issues, including both individually and in groups.bboy

Estilos da Dança BBoying

4

There are many different styles of individual in dance breaking. usedAlthough there are some generalities in the styles that exist, many dancers combine elements of different styles with their own ideas and knowledge in order to create a unique style of their own.Individual styles often result from the region of a dancer of origin and influences.

Power head

The style of breaking is what most members of the general public associated with the expression “break-dancing” moves. Power comprises full-body spin and rotations that give the illusion of defying gravity. Examples of powermoves include headspins, backspins, windmills, flares, airtracks / airflares, 1990s, 2000s, jackhammers, crickets, turtles, hand glide, halos, and elbow spins. powermoves include headspins, backspins, windmills, flares, airtracks / airflares, 1990s, 2000s, jackhammers, crickets, turtles, hand glide, halos, and elbow spins. include headspins, backspins, windmills, flares, / , , 2000s, jackhammers, crickets, turtles, hand glide, halos, and elbow spins. powermovesairtracksairflares1990sinclude headspins, backspins, windmills, flares, // , ,powermoves airtracks airflares 1990s These b-boys who use “power moves” almost exclusively in their sets are referred to as “power heads”.

Abstract

A very wide style of breaking that may include the incorporation of “threading” footwork, the freestyle movement to hit beats, house dance, and “circus” styles (tricks, contortion, etc.) style very broad from breaking what can include the incorporation of “threading” footwork, the freestyle movement for the incorporation of “threading” footwork, the freestyle movement for hit beats, house dance, and “circus” styles (tricks, contortionism , etc.) 

Blow up

A breaking style that focuses on the “wow factor” of certain power moves, freezes circus styles. andand circus styles. and This is usually attempted only after becoming proficient in other styles due to the degree of control and practice required in this type of dance. The names of some of the movements airbaby, airchair, hollow backs, solar eclipse, reverse airbaby, among others. are: Hollow backs, solar eclipse, among others , ,reverse ,. style consists of performing a sequence of as many difficult tricks as possible in order to “smack” or exceed the virtuosity of other b-boy’s performance.Bloware:airbaby, airchair, hollow backs, solar eclipse, reverse airbaby, among others. airbaby , , hollow backs, solar eclipse, reverse , among others. airchairairbabyare:airbabyairchairairbaby The main purpose in blowup style is the rapid transition through a sequence of energy movements. You can get to know the style better, see BlowUp .

Flavor

A style that is based on more elaborate top rock, elaborate top rock, freezes. / or freezes. and / orordownrockandor who base their dance on “flavor” or style are known as “style heads.” are known as “style heads.” tellthebell This style is more focused on the beat of the music than having to rely on “ -boyspowermovesB

Learn more about style heads:

  1. Bboy has to have Flavor
  2. Style style head

Burns

A kind of move to embarrass the opponent by creating obscene comic or motions (ie grabbing crotch) during battles.

Flexi

A style that is observed mainly from its condition of being flexible. More complex segmentation and moves with “flavor” are alsoaccompaniedaccompanied with accompanied freezes that also require flexibility. withpowermoves

Crews – Grupos de Dança de Rua

3

As stated earlier, a dance crew is a group of street dancers who get together and create dance routines. As hip-hop culture spread throughout New York, the breakdance crews gathered for more battles against each other.

It was at this time that the different dance movements of breaking were developing organically. The same can be said of what happened to the dance moves of Funk Styles – in the 1990s – and krumping. Being part of a crew is the only way to know how these styles started. At first, the teams were formed in the neighborhoods and involved in battles in their respective cities. Today, teams can fight in competitions with other groups around the world.

Os crews continuam a ser construídos com base na amizade e localização dos integrantes. Eles também são formados por outras diversas razões: tema, sexo, etnia e estilo de dança. Os crews não são exclusivos; é comum que os dançarinos estão em envolvidos em mais de um grupo (principalmente se o estilo não é tão conhecido ainda, como o krumping). Um exemplo disso é Steffan “Mr. Wiggles” Clemente, o qual é membro do Rock Steady Crew e do Electric Boogaloos telldunkin.

Apesar dos crews de dança serem mais prevalentes no hip hop, as companhias de dança existem tanto nos EUA quanto no exterior. Exemplos incluem Culture Shock (EUA), Lux Aeterna (EUA), Boy Blue Entertainment (Europa), Bounce Streetdance Company (Suécia), 2Faced Dance (Europa), Funkbrella Dance Company (EUA), Blaze Streetdance Company (Holanda), Next Level Entertainment (Austrália) e Zoo Nation (Europa).