Hoje iremos aprender algumas bases de Top Rock que irão ajudar a enriquecer seu Top Rock, trata-se de um fundamento existente no Top Rock que o bboy executa junto à outros movimentos para se ter melhor proveito, este fundamento é conhecido como Power Step Hop
Comece a dançar breakdance com o pé direito, aprendendo a Power Step Hop. O Power Step Hop é um movimento que faz parte da série de movimentos de Top Rock, realizada como o dançarino começa seu set. O Power Step Hop é feito quando o Bboy ainda está de pé e não deve ser confundida com Power Moves como windmill (Moinho de Vento) ou o coffee grinder, onde o bboy está no chão, girando o seu corpo em um círculo. Aprender os passos de Top Rock, tais como a Power Step Hop é uma ótima maneira de introduzir-se aos movimentos de breakdance. Tenha em mente que o Power Step Hop é apenas uma parte da sua rotina de top rock e que você precisa de top rock antes de bater no chão ou então a sua dança não vai ser completa.
Fique com a sua largura dos ombros com as pernas abertas e os braços em seus lados. Balançar os braços para trás enquanto você balançar sua perna direita sobre a esquerda.
Pule no ar um pouco como você levar a sua perna direita de volta à posição inicial. Balançar os braços à sua frente.
Traga o seu pé esquerdo para fora e sobre o seu pé direito. Envie seus braços para trás do seu corpo.
Pule no ar novamente e levar a sua perna esquerda de volta à posição inicial. Leve os braços para fora na frente.
Continuar a Power Step Hop enquanto você puder. Para se ter uma rotina completa de Top Rock, você deve combinar o Power Step Hop com outros movimentos, como o uprock, Four Corners ou Power Circle.
Se você gostou do tutorial e quer continuar a aprender outros passos de breakdance, ou se interessou pela dança Bboying, acesse ao link a seguir: Tudo Sobre Top Rock.
A Escola Pública de Dança da Vila das Artes, em Fortaleza, está recebendo inscrições para o curso de dança de rua que será realizado entre os dias 6 e 29 de junho. As aulas serão dadas pela coreógrafa e professora Larissa Thé, das 13h30 às 14h30, às segundas, quartas e sextas-feiras. O curso é voltado para bailarinos de dança de rua de nível intermediário/avançado.
As inscrições são gratuitas e vão até quinta-feira (2/06) na secretaria da Vila das Artes (Rua 24 de Maio 1.221, Centro. Telefone: 85 3105-1402).
É muito comum em qualquer tipo de dança ou esportes sempre bater uma indisposição durante um determinado tempo, essa disposição se dar pelo fato de seu organismo não esta bem adaptado as atividades que você vem exercendo ou a forma como você vêm a exercendo esta errada.
As vezes essa falta de disposição se dar por vários fatores, podem ser elas; alimentação deficiente, falta de sono, troca de horários de exercícios, questão de adaptação de ambiente ou mudança de clima e/ou estação ou até mesmo desidratação. A grande questão que muitos não conseguem evoluir em seus treinos de Breakdance não se deve apenas a dedicação ou a falta de habilidades ou preparo físico, mas sim ao grande indisposição que você sente ao ir ao treino.
Muitos dos Bboys/Bgirls reclamam bastante que estão passando por um tempo que mesmo com a grande vontade de treinar, quando chega ao treino não consegue fazer simplismente nada.
Segue abaixo algumas dicas importantes para você reverter esta situação, veja como acabar com a preguiça, como combater a indisposição nos treinos:
Durma o suficiente para repor suas energias
Procure dormir pelo menos 8 horas de sono todos os dias, vá se deitar no máximo às 20 horas. Um período de 8 horas de sono é necessário para que o seu corpo se recupere do esforço feito no exercício. Seu corpo funciona muito melhor quando está recuperado.
Alimente-se no horário adequado
Adeque as suas refeições para o seu horário fazendo todas as refeições normalmente, nunca pule ou deixe uma refeição para depois, faça de 5 à 6 refeições por dia e beba muita água. Durante as horas do seu treino coma carboidratos(pães, biscoitos, massas de preferência integrais). Antes de fazer um exercício que requer força e explosão muscular como Powermoves e Freezes é importante que seu corpo esteja com combustivel suficiente para funcionar no ideal. Treinar tendo comido muito pouco ou nada antes é certeza de um mal desempenho.
Na medida em que respeitar as 8 horas de sono e se alimentar a disposição retornará de forma natural e vai ser ampliada pela atividade que você desenvolve no treino.
Beba bastante líquido
Se você não bebe água antes, durante e depois dos treinos seu corpo vai ser prejudicado. Treinar num estado de desidratação prejudica bastante a performance. É recomendado beber no mínimo 500ml de água 30 – 60min antes do treino, beber durante o exercício e bastante depois também.
Use algum suplemento
Os suplementos exercem um papel muito importante na vida dos atletas e/ou pessoas que praticam algum tipo de atividade que exija bastante esforço físico, como é o caso de alguns estilos no Breakdance. Se você segue todas as dicas acima ou pretende seguí-las e mesmo assim ainda não tenha disposição para treinar, use algum tipo de complemento, variando de qual você escolha, você pode ter bons desempenhos em seus treinos. Se você pretende usar algum complemento informe-se com um médico especialista no assunto, um indicado seria o personal trainer, não sinto no direito de indicá-los porque cada organismo se comporta de um jeito diferente, o que pode ser bom pra mim, se tratando em desempenho, pode não ser tão eficaz para você.
Então, está preparado para deixar esse desânimo de lado e começar a treinar pra valer? Vamos lá. Até a próxima!
Hoje trago à todos você algumas dicas para se ter mais Feeling, isso mesmo Feeling, é algo que muitos ainda não conhecem, mas quem conhece sabe que ter feeling é uma questão primordial em qualquer estilo de dança, principalmente no Break Dance. Pois um bboy ao executar uma session, pode ele fazer passos impactantes, impressionantes, mas se não tiver feeling, quase não terá o impacto esperado pelo mesmo. Para você compreender melhor o que é feeling, é quando um bboy está dançando e ele usa a música de uma forma tão eficaz, usando todos os efeitos, que levanta a galera fazendo um grande wow. Veja o começo deste vídeo, o Bboy Lil G demonstra muito bem, assista ao vídeo abaixo:
Com certeza o que impressionou e o que fez levantar o público não foi só os movimentos precisos do bboy, mas também suas session baseadas não músicas, isto é feeling. Mas atenção, esta session foi baseada só em Tricks Combos e Power Moves, mas o feeling também é usado juntos com os fundamentos.
Então irei disponibilizar algumas dicas importantes para que você dance se apoderando deste atributo tão importante. Primeiramente vamos entender o que é Feeling;
Feeling (pronuncia-se fi-lem, do inglês significa – sentimento, sentido.) Partindo deste princípio podemos ter a concepção de que feeling é todo o sentimento atribuído na dança, é quando o bboy deixa fluir todo seu sentimento através da dança, o termo também é muito utilizado pelos guitarristas, são quando os guitarrista prezam em transmiti seus sentimentos pelos solos de guitarra.
Frequentemente recebo muitos comentários e emails perguntando: O que faço para ter um bom feeling? A resposta imediata é: Ouça bastante músicas, isso mesmo, ouça bastante músicas dos mais diversos estilos, ritmos e batidas, sejam elas funk, break beats etc. Ouvindo músicas, você passará a conhecer as músicas, então no momento em que você estiver dançanço, seu subconsciente já saberá antecipadamente o que virá após cada batida, scratch, reverse ou qualquer mudança repentina que virá na música, então você já saberá o que fazer em determinado momento, saberá tirar maior proveito de sua session, seus movimentos serão calculados e o alvoroço será instantâneo.
Esteja sempre bem atualizado, mantenha seu repertório de músicas para treinos sempre bem atualizado, esteja por dentro dos sucessos que estão rolando nas batalhas, consiga suas músicas, troque conhecimentos, participe dos fóruns de bboys, baixe músicas atualizadas e sempre treine procurando usar o máximo as batidas e efeitos da músicas. O importante para o bboy não é apenas treinar desesperadamente, mas também saber o que está fazendo, muitos “bboys” perdem a noção do que está fazendo quando estão na roda, ou seja, o Breaking é uma dança e para ser dança tem que sempre seguir os compassos da músicas, mas o que muitos “bboys” fazem quando estão na roda é apenas movimentos, esquecem totalmente da música, então basei seus treinos maior ênfase na música, é necessários estudar a música.
Tente transmitir ao máximo seus sentimentos, Pra ter um bom feeling além de se treinar bastante tudo que você usa , repito novamente, você tem que ouvir bastante músicas , e não só isso, conseguir senti-lás. Muitos bboys pegam as viradas e as batidas das músicas sem nunca terem ouvido elas antes. Vejo também que feeling não é somente questão de treino, também parte de cada um, as vezes é mesmo até um dom, pois já vi evoluções surpreendentes de bboys totalmente styleheads, a ponto de me deixar extasiado. Enfim, trabalhe bem outros atributos da dança Breaking, em breve comentarei sobre outros estilos, estilos como Flava e Flow.
Se você conhece outras dicas para ajudar a melhorar o artigo não deixe de usar o formulário de contato, compartilhe seus conhecimentos conosco.
Da rua para a escola, diferentes linguagens na expressão corporal.
Introdução: Faria Junior e Vilela (1999) enfatizam que a dança é uma modalidade e um meio importante de manifestação artística que possibilita a ação pedagógica ao oportunizar a aquisição de habilidades físicas, a construção de conhecimento e a consciência crítica. A Dança de Rua vêm resgatar a atenção e o interesse dos jovens pela dança.
Objetivos: Incentivar a prática da Dança de Rua no ambiente escolar, buscando um maior envolvimento dos jovens, não só como realização de uma atividade física, mas também buscando uma reflexão sobre preconceitos, valorização e conhecimento da cultura.
Revisão de Literatura: “Trabalhar a partir das representações dos alunos não consiste em fazê-las expressarem-se, para desvalorizá-las imediatamente. O importante é dar-lhe regularmente direitos na aula, interessar-se por elas, tentar compreender suas raízes.” (Perrenoud, 2000).
Morgada Cunha (1992) cita que “a dança criativa possui características, valores e finalidades eminentemente educativas, por isso ela deveria integrar currículos escolares desde a Pré-escola até a Universidade”.
Dionísia Nanni (2002), afirma que a evolução da dança por meio da história não é aleatória. Obedece a padrões sociais e econômicos, ou nascem da necessidade latente do homem de expressar seus sentimentos e emoções, desejos e interesses, sonhos ou realidade, por meio das diversas formas de dança.
De acordo com Fahlbusch (1990), para manifestar suas emoções e exteriorizá-las, o homem recorreu ao movimento, ao gesto, é a dança em sua forma mais elementar.
Conclusão: A dança foi uma das primeiras formas de expressão artística e pessoal, é fundamental para o homem, é o conhecimento de si mesmo e de sua evolução. É o conhecimento de sua própria história e de seu povo. A Dança de Rua resgata este autoconhecimento, busca em sua cultura a manifestação de seus sentimentos e emoções, é uma modalidade que possui liberdade de criação, sempre contemporânea e que desperta cada vez mais o interesse dos educadores, sendo valorizada e respeitada fora e dentro das escolas.
Referências Bibliográficas:
– RIBEIRO, M. das G. C.; FARIA JUNIOR, A. G. de; VILELA, M. C. Dança e atividade física. In: FARIA JUNIOR. Uma introdução à educação física. Niterói: Corpus, 1999.
– PERRENOUD, P. Tradução Patrícia Chittoni Ramos. Dez novas competências para ensinar: convite à viagem. Partes Alegres: Artes Médicas Sul, 2000.
– CUNHA, Morgada. Dance Aprendendo, Aprenda Dançando: Sagra, 1992.
– NANNI, Dionísia. Dança Educação: Pré – Escola à Universidade: Sprint, 2002.
– FAHLBUSCH, H. Dança moderna-contemporânea. Rio de Janeiro: SPRINT, 1990.
– Revista Dança Brasil: DBeditora , Fevereiro e Maio de 2010
O bboying, uma forma de dança que evoluiu a partir do breakdance, está a ganhar cada vez mais adeptos a nível mundial. O Expresso foi aprender com dois dos melhores da atualidade, que cruzam o estilo com outras formas de dança, num espetáculo que está a correr o mundo e que também junta vídeo.
Wilkie e Joel. Dois amigos, que são quase como irmãos e a quem a dança tem acompanhado ao longo de mais de uma década. Começaram nas ruas de Bristol, na ‘cena’ do B-Boying, um estilo radicado no breakdance que evidencia o virtuosismo técnico e físico dos participantes. Mas Wilkie Branson queria algo mais, ir além do break e mostrar outras formas de expressão.
Daí a realização de filmes, como a longa-metragem “Stronger”, em que a dança é a personagem principal, tendo como pano de fundo não os típicos cenários urbanos, mas sim os bosques frondosos do País de Gales. “Eu nasci no campo e embora esteja envolvido há bastante tempo na cultura hip-hop, a minha ligação é com o campo e a natureza. Por isso, embora essa ligação do b-boying com a natureza possa não parecer evidente, para mim faz todo o sentido porque a dança é apenas uma forma de nós manifestarmos aquilo que somos e o que queremos expressar”, diz ao Expresso Wilkie Branson, 27 anos, bailarino, coreógrafo e realizador.
“Acho que podemos usar o hip-hop para destruir as fronteiras. Há muita gente que entra para o hip-hop e diz “Eu não vou apontar os pés, man, como no ballet!” mas no fim de contas, não interessa muito o que as outras pessoas pensam, é isso que as crianças têm de perceber. Se gostas de uma coisa, então faz, seja ballet ou >hip-hop, sapateado ou dança contemporânea, porque isso vai ajudar-te até com a escola, com a Matemática e com as Ciências!” – garante Joel Daniels.
Reinventar o hip-hop
No espetáculo “White Caps”, bastante cru – o fundo é negro – Wilkie e Joel vão bastante além do breakdance e exploram os limites do corpo e do tempo – por vezes parecem mexer-se em câmara lenta. Esta ação é intercalada com a projeção de pequenos vídeos rodados na floresta e na montanha (White Caps são os cumes brancos das montanhas, o topo que eles pretendem atingir) que exploram também a dança, utilizando-a para ilustrar pequenas narrativas.
Ao estilo da associação inesperada entre a dança tradicionalmente urbana e a natureza, a banda sonora é também ela original e oscila entre música quase bucólica e alguns momentos mais potentes e eletrónicos.
Refira-se que para além dos espetáculos, a dupla está bastante envolvida no ensino da dança no Reino Unido, através de uma Companhia de Dança – a Champloo – que ‘dá asas’ a muitas crianças problemáticas e que hoje é já considerada uma das melhores companhias de dança infantis do país.
Tirar miúdos da rua e pô-los a dançar
“Nós temos uma grande paixão pelo ensino e percebemos ao ensinar que havia uma grande onda de talentos à volta de Bristol, daí termos formado a companhia e começarmos a ensinar as bases do b-boying a todos estes jovens”, acrescenta Joel Daniels.
Hoje, e depois de terem competido ambos em ‘batalhas de hip-hop’ e a fazer dinheiro nas ruas, com pequenas performances, Wilkie e Joel reconhecem ter dado passos além do hip-hop, por vezes cruzando já as fronteiras da dança contemporânea, mas sem nunca largar o b-boying.
E admitem que se torna bem mais fácil este percurso para as gerações atuais, com o Youtube e o acesso mais fácil a programas de dança. “Nós por vezes inspirávamo-nos em coisas que víamos os outros fazer ou através de cassetes VHS que um ou outro apanhava. Por isso lesionávamo-nos sem necessidade. Hoje com o Youtube, mas sobretudo com as escolas de dança é tudo bem mais fácil “, conclui Wilkie Branson.
Top rock é a parte do Breakdance que o Bboy inicia a dança, não propriamente o começo, mas ele serve como um especie de introdução a dança. Apesar de top rock, às vezes é visto como base, é uma parte central da dança break e ajuda a definir o estilo de um bboy e sua habilidade. Este tutorial segue um dos tópicos levantados no artigo; Tudo sobre Top Rock, se você deseja conhecer outras bases de Top Rock basta acessar o link da postagem ou segui no Menu acima, Fundamentos e em seguida Top Rock
Instruções
Comece com os pés juntos e os braços em seus lados. Dê um passo a frente com seu pé direito, caindo apenas brevemente sobre as pontas de seus pés.
Abra os seus braços para cima de seu corpo para uma posição que se assemelha a um grande abraço assim como você começar a tomar o passo em frente.
Traga o seu pé direito, volta à posição inicial. Faça um saltinho com o pé esquerdo como se você trazer o seu pé direito para trás para adicionar algum estilo. Leve os braços para trás até a posição inicial.
Passo em frente com seu pé esquerdo, uma vez que seu pé direito, retorna à sua posição inicial. Complete a passo, executando os movimentos dos braços e pule do mesmo que você fez quando entrou com o pé direito.
Comece fazendo o movimento em um ritmo. Como você se sentir confortável em frente e para trás em Top Rock, acrescentar mais alguma rejeição a sua etapa inicial. Verifique se você não está levando com os quadris, ficando na posição vertical durante todo o movimento rock superior.
Vire para o lado como seu desempenho superior para você enfrentar diferentes partes da sala. Mantenha o topo da rocha movendo e girando para que você enfrentar diferentes direções para acrescentar mais alguns estilo.
Em caso de dúvidas entre em contato conosco pelo formulário de comentários, Logo abaixo.
O Break dance é uma dança muito atraente e bonita, e nos últimos anos cresceu muito o número de adeptos a este estilo de dança de rua, mas como em muitas cidades brasileiras onde o números de academias, escolas e projetos são poucas e não focam no estilo que vêm das ruas, muito das pessoas que pretendem ou pretenderam aprender a dançar breaking ficam sem opção e acabam se desistimulando e consequentemente desistindo. Foi pensando nisso que vários profissionais da dança de rua desenvolveram DVDs de suporte para iniciantes e até mesmo já praticantes do estilos, que pretendem conhecer mais técnicas e aprimorar seu aprendizado.
As pessoas frequentemente procuram sites especializados no assunto, como é o caso do Dança de Rua.com e/ou procuram vídeos aulas no Youtube. Mas por ser a dança breaking uma dança muito complexa e precisa de uma acompanhamento eu sempre sugiro que essas pessoas que estão interessadas em aprender a dança, a procurar uma crew em sua cidade e assim ela consequentemente aprenderá mais rapidamente e com mais técnicas e com o acompanhamente de quem sabe. Mas muito ainda reclamam que em sua cidade não tem grupos de dança de rua, porém acredito que existam esses grupos, pois a dança de rua apesar de ser discriminada por muitos, hoje ela esta ganhando o seu espaço e acredito que possam haver sim crews em quase todas as cidades do Brasil.
Com o intuito de atender a estas pessoas, resolvir criar uma listas dos melhores DVDs Aulas de Break dance, mas como ter o acesso a estes DVDs? Bom, no Brasil acredito que o número de casas que vendem este tipo de material sejam poucas, surgindo raramente nas capitais, então disponibilizarei os links direcionando-os para onde você possa baixar e aprender dança de rua em casa.
Primeiramente apresento à vocês o Bboy Workshop ministrado pelo Bboy Focus. O DVD aula Bboy Workshop considero um dos mais completos, pois Geralmente quando você vai procurar um DVD aula de Break dance o instrutor é mais específico em um dos fundamentos; Top Rock, Footwork ou Freezes e em muitas vezes em Powermoves. Mas o Bboy Workshop trata todos os fundamentos com maior ênfase possível, apesar de está no idioma inglês o DVD atende as necessidade de qualquer iniciantes. Você pode baixar o DVD Aula no Bboy Download.
Este DVD é um dos mais comentados entre os Bboys e Bgirls, pois Storms Footwork Fundamentals se trata de um DVD aula administrado por Storm, um dos precursores da Dança de Rua. Storm com todas suas técnicas e bases passa uma extensa lista de bases de Footwork. Como o Footwork é o um ponto crucial para o Bboy é importante que alguém que pretenda aprender a dançar break dance e se tornar um excelente bboy é necessário que você aprenda no máximo umas 4 a 5 bases de cada fundamento ensinado no DVD. Leia ao artigo sobre o Storms Footwork Fundamentals e conheça mais detalhado as bases nele abordadas
Conclusão
Se você não possui esses DVDs aulas citados ou não sabe com que consegui, sugiro que você baixe em sites especializados no assunto, pois seus conhecimentos irão abranger mais a dança e conseqüentemente se tornará mais apto a aprender mais rapidamente. O Site Dança de Rua.com aborda vários das dicas dadas por esses expert no assunto. Se você é iniciante ou já pratica há algum tempo sugiro que você conheça esses DVDs.
O Tricks Combo é sem dúvida um dos estilos mais difíceis da dança breaking, e por ser um dança muito difícil e ao mesmo tempo muito impressionante, muitos bboys tem incorporado este estilo em sua dança. Porém o que venho trazer aqui são algumas dicas de como treinar Tricks Combo, pois muitos já tentaram e não obtiveram êxito.
Partindo do principio de que são muitos os bboys que praticam este estilo e alcançam um certo respeito por ter uma habilidade incrível de dominar movimentos de grande dificuldade, parti a discutir com alguns colegas de treino que têm domínio dessa técnicas, para formular um tutorial que pudesse ajudar e auxiliar bboys interessados nesse estilo.
No próximos artigos publicarei um série de vídeos aulas explicando técnicas para melhorar no seu rendimento e treino de Tricks Combo e evitar acidente indesejáveis em seus treinos, para que possamos começar esta serie de tutoriais é necessários alguns pontos importantes para dar os primeiros passos.
Preparo físico para treinar Tricks Combo
É fundamental para qualquer breaker especialista em qualquer estilo de dança breaking um bom preparo físico, tanto na sua resistência quando na musculatura, e no Tricks Combo esse preparo é ainda mais exigido, já que nesse estilo praticamente quase todos os movimentos são de equilíbrio, agilidade e força. Como se pode ver nos vídeos que publico aqui no site, o Tricks Combo são baseados em movimentos bruscos e repetitivos, fazendo com que os membros durante a execução da dança recebam grande impacto e cansaço físico.
Para isso os músculos terão que está bem preparados e para que isso aconteço sugiro que antes de cada treino, seja feito uma série de exercícios para os membros superiores e tronco, de mais ênfase principalmente aos braços, pois no decorrer de seus treinos, na maior parte do treino eles que irão sustentar seu corpo.
Em breve disponibilizarei uma lista de exercícios para lhe ajudar em seu rendimento físico. Mas por enquanto indico que você faça flexões de braços, pois já foi comprovado que as flexões são grandes aliadas em qualquer tipo de atividade físicas, pois ela promove grandes benefícios para o praticante, dando resistência e força nos braços.
Flexibilidade são indispensáveis em Tricks Combos
Se você quer ser um Tricksters, um outro ponto que você deve trabalhar muito é a flexibilidade, pois para que seus movimentos sejam bem precisos e limpos terá que fazer bastante alongamentos, os alongamentos são fundamentais neste estilo, por isso durante seus treinos alongue bastante, principalmente as regiões posteriores das pernas e a colunas, já que em quase todos os tricks a coluna permanece sempre muito curvada e contorcida para ambos os lados, direito e esquerdo.
Há alguns dias atrás publiquei aqui no Dança de Rua.net, um tutorial ensinando passo-a-passo como aprender Tricks Combo, juntando com essas dicas acima você terá mais um ponto para se engajar nesse estilo lindo e ao mesmo tempo impressionante, então deixo aqui o artigo que lhe auxiliará em seus treinos; Aprenda Tricks Combos.
Muito se tem questionado os novos estilos que têm survido nos últimos anos no Breakdance, esses estilos surgem cada vez mais, fazendo com que muitos percam a essência da dança. Ao longo de muitos anos, desde sua fundação até os dias atuais, a Dança breaking têm passado por grandes transformações, com a introdução dos fundamentos pelos Rock Steady Crew, vem para sistematizar a dança de uma forma que ela seja bem definida, nos anos 70 são elaborados o que conhecemos como; Top Rock, Footwork e Freezes, mas o que vem acontecendo é que muitos têm perdido a verdadeira essência da dança introduzindo técnicas, antes nunca vista, que por via das dúvidas muito eficazes, mas de forma errada. Pois, muitos dos que têm se aderidos a estes novos estilos têm “esquecido” dos fundamentos, da verdadeira dança.
A questão que iremos aborda neste artigo, são algumas dicas para evitar que a dança se perca nos diversos estilos que têm surgido, não levando em consideração os aspectos que fazem da dança breaking ser realmente dança ser Breaking.
Não perca a essência da Dança
Primeiramente para que possamos inventar novas tendências na dança breaking precisamos conhecer suas origens, ter respeito aos que contribuiram para com que o Breakdance seja o que é hoje. Precisamos ter em mente os aspectos, os fundamentos da dança, para não perdermos a real essência da dança, caso o contrário a dança breaking passará apenas como um modismo, não como uma cultura rica e grandiosa que é ela. É muito comum hoje em dia ver novos adeptos a dança breaking quererem introduzir movimentos que não fazem sentido algum na dança. Pego como exemplo muitos flexheads que não conhecem a essência, entrarem na roda e simplesmente não dançam, não possuem técnicas de dança, apenas se contorcem, ou seja, não que eu tenha algo contra os Flex, pois eu mesmo as vezes me uso da minha flexibilidade para construir sessions, mas o que estou me referindo é como são executadas as “sessions” de flex, sem nenhum fundamento, sem dançar, apenas fazem contorcionismo, baseando-se nisso devemos introduzir novos estilos tomando cuidado em não perder a essência, cito novamente.
Se você quer construir uma session introduzindo movimentos de contorcionismo, faça, mas faça acompanhado com Top Rock, Footwork, então assim será considerada dança breaking, não apenas contorcionismo.
Os Tricks Combos e os Fundamentos
Outro ponto importante nessa artigo a ser citado é a respeito dos Tricks and Combos, um estilo que têm crescido muito nos últimos anos que proporciona aos bboys uma grande possibilidade de bboys construirem sessions super poderosas, com grande grau de impacto e dificuldade. Mas por ser um estilo muito difícil e exige muita dedicação dos Tricksters, a maior parte de seus treinos treinando e/ou constuindo suas sets, por esse motivo, o que têm acontecido muito, é eles, principalmente os iniciantes, esquecerem de treinar os fundamentos para se dedicarem somente aos Tricks and Combos.
Por isso é importante que ao treinar, seja dado ênfase naõ somente nos Tricks Combos, mas também aos fundamentos, dessa forma você estará mais apto a participar de batalhas e prestará o devido respeito à todos que contribuíram e dedicaram seu tempo criando bases para enriquecer a dança.
Os Power moves e os Fundamentos
Os Powermoves, como muitos já perceberam estão na mesmo situação que os Tricks and Combos, mas quando se trata de história, eles deram uma grande contribuição ao Break Dance desde o seu nascimento, quando eles foram introduzido na dança Breaking, até os dias atuais, mesmo não sendo considerado fundamentos, eles serviram com grande contribuição para o crescimento da dança e trouxeram grandes adeptos a dança por ser atraentes e proporcionar um bom rendimento físico aos bboys. Por ter sido uma categoria que tem crescido muito nos últimos anos houve a necessidade de classificar os adeptos ao estilos, os bboys que são mais focados nos powermoves são conhecidos comoPowerheads.
Mas como já foi citado em outros artigos, eles têm sido foco de muita discussão em todo o mundo, pois nos critérios de julgamentos não se pode levar em consideração apenas os powermoves, já que eles não são considerados Fundamentos, como já foi citado acima, ou seja, em uma batalha o Breakers tem que apresentar sua dança, não somente os Power Moves. Resumindo, Powermoves sem Fundamentos não é dança. Então, não esqueça de além de treinar Tricks Combo, Power Moves, flex, abstract ou qualquer que seja, nunca esqueça dos fundamentos.
Se você tem sua opinião sobre o assunto, disponha, use o formulário de comentários.