O Breakdance foi uma dança inventada pelos porto-riquenhos, através da qual expressavam sua insatisfação com a política e a guerra do Vietnam. Tinha inspiração, entre outras coisas, em movimentos de artes marciais, como o Kung Fu, por exemplo.
O Breakdance espalhou-se entre os gangs de Nova Iorque, que por volta do final da década de 60, respondiam à opressão social com violência brutal (era comum o confronto armado).
Por tradição norte-americana os grupos étnicos não se misturavam, daí existirem gangs hispânicos e gangs negros. Nos anos 80, o breakdancing foi a expressão de um fenómeno mundial.
Destacaram-se grupos como os Rock Steady Crew, os Dynamic Rockers ou os NYC Breakers, nomeadamente através de filmes como por exemplo “Flashdance”(1983) ou “Beatstreet” (1984).
O Breakdance é executado através de gestos bruscos e por vezes acrobáticos, dos quais se destacam os movimentos ondulatórios do corpo, a rotação do corpo apoiado apenas na cabeça ou nas costas, os movimentos das pernas tipo moinho de vento ou o arrastamento dos pés.
É também de assinalar o carácter competitivo que está incutido no breakdance. Nas áreas nova-iorquinas de South Bronx ou Harlem, grupos organizados de jovens juntavam-se na rua para competições de breakdance (fights). Numa batalha de breakdance o objectivo é derrotar o oponente, sendo mais criativo e inovador nos movimentos de dança.
Dentro do breakdance destacam-se algumas correntes, tais como:
LOCKING
O Loking surgiu no início dos anos 70, em Los Angeles, Califórnia, criado por Don Campbell que em 72 formou o grupo The Lockers, o primeiro grupo profissional de street dance na história. Claramente se vê no Locking a influência do Funk.Segundo Shabba-Doo (Ozone no filme Break Dance), membro do The Locking, existia um passo de Funk chamado Funky Chicken, e Don foi o
primeiro a fazer um passo do estilo. Muitos passos foram adicionados, como por exemplo: movimentos de braços minuciosos, usando os cotovelos, mãos e dedos, e é claro muito Funk nos pés.
Os The Lockers, fizeram shows com James Brown, Pariament, Frank Sinatra, Funkadelie, e influenciaram muitos dançarinos pelo mundo. O Locking é a street dance mais antiga e mais clássica. Apesar de Don Campbell ser o criador, outros dançarinos deram sua contribuição para o Locking, como por exemplo, Scooby-Doo e Skeeter Rabbit que criaram passos que têm os seus nomes.
POPPING
Surgiu no início dos anos 70 numa pequena cidade americana chamada Fresno na Califórnia. O seu criador foi Boogaloo Sam que mais tarde formaria um grupo chamado Electric Boogaloo. O Popping é a evolução de uma dança antiga, o robôt (que era apenas a cópia dos movimentos mecânicos de um robôt).
Mas o estilo ficou muito mais complexo, pois, não é tão frio como o robôt, tem muito mais energia e apropria-se de movimentos de ilusão, mímica, clown (palhaço), desenhos animados e dança indiana, e também foi inspirado por passos usados pelo cantor James Brown que ele mesmo chamava de Boogaloo (fazendo ondas pelo corpo).
Boogaloo Sam, eletrificou o robôt e somou-o ao Boogaloo de James Brown. Do Poppin também surgiu um passo muito conhecido e usado por Michael Jackson, originalmente Back-Slide (deslizar para trás), pois Moonwalk como foi chamado por Michael, na verdade é quando se desliza para frente. Boogaloo Sam irmão de Poppin Pete que actuou no filme Break Dance, no vídeo-clip “Beat it” de Michael Jackson entre tantos outros, fazia parte do Eletric Boogaloo. Apesar de ser criado em Fresno, muitas cidades da região como Backersfield, Sacramento e Compton, desenvolveram seu estilo e passos próprios no Popping.
Isso ajudou a desenvolver mais ainda a dança. E quando chegou ao mundo nos anos 80 já era algo extraordinário. Grandes dançarinos da segunda geração como Boogaloo Shrimp (Turbo no filme Break Dance) e Poppin Taco (filme Break Dance) ficaram conhecidos no mundo inteiro por causa das suas inovações no Poppin. Muitos dançarinos da primeira geração como Poppin Pete, Skeeter Rabbit continuam activos até hoje e viajam pelo mundo, passando para as próximas gerações a verdadeira essência do Poppin.Mais recentemente (2002), um novo género de Breakdance
Surgiu na Califórnia: o KRUMP.Este estilo foi criado por Thomas Johnson a.k.a. “Tommy the Hip-Hop Clown”, isto porque, um dia, enquanto estava a animar uma festa de crianças vestido de palhaço (ele era dono da Hip-Hop Clowns & Entertainment Inc.), começou a dançar, e as crianças deliraram! O sucesso foi tanto, que começaram a surgir crews de “palhaços” onde o objectivo é, tal como no breakdance, derrotar o oponente, dançando rápido e brutalmente. O Krump é uma mistura energética de breakdance, ginástica e movimentos “espásmicos”, sendo uma resposta reflexiva à música.
gostei do texto me ajudou muito no trabalho de educação física,a parte histórica eu já sri o que eu não sei é se eu consigo fazer uuuuuuuuuuuuuuuuu é 0 na minha parte prática
valeu
ah facilitou muuuuuuuuito no meu trabalho, obg 😉
no meeeeeeu tambem muuuuuuuuuuuuuuuito obrigado *–* *–* *–*
no meeeeeeu tambem muuuuuuuuuuuuuuuito, obrigado,muito obrigado messssmo *–* *–* *–* *–*
eu adorei este texto foi o milhor trabalho que eu ja fiz
ameei, a parte prátiica q eu axoo q vai fiicar horiiveel ! mas vlwO
bjaao
nossaa ajudou muito no meu trabalho valeuuuuuuu
é 10 é 10000 e o melhor texto do brasil…….xauuuu
amei foi a melhor discrição do break dance!
amei foi a melhor descrição de breiak dance q eu ja vi me ajudou muit0 n0 trabalh0!
me diz como posso explicar a relação de breakdance e educação física, de um modo mai imples.,.,..,..,
adoreihh a historiahh vaihh me ajudarr muitohh na escolah
no trabalho de artess…….
break é muitoh bom de dançahh……
pow o break dance pra mim é uma obra d arte total pra quem gosta de dançar , eu me amarro en lançar novos passos e também me ajuda nos trabalhos de escolha vlw……..
eem breve vou postar um video break no youtube ….. vlw . há eu também ensino como dançar o hip-hop e pop se quiseren entrar em contato é so me ligar 9150-8138 local miguel couto em Nova Iguaçu no colegio Vicentina Goulart…….
Break dance a arte da rua meu maior orgulho de dançar.
Seja bem vinda a nossa cultura.
nossa gostei muito me ajudou a fazer meu trabalho de educação física
adorei vou continuar usando esse site valeu
bjss
arii!!
adorei esse site gostei pra caramba
me ajudou em meu trabalho gostei
me ajudou fa ser um trabalho q tirei um 10
muito bom estou mt felis obg pela ajuda..
valeu
eu ameii os textos .. me ajudo mtu nas provas ki eu tava fazenu pra consegui o negocio lah …
Facilitou demais, Vish agora tem que dançar véi ai é tenso
Isso n é confiavel
só acho que nao faz sentido
facilito
facilito o mel trabaio
facil
nao esta mal mas ate deu para tirar algumas cena para o trabalho
Break dance vale apena dançar e aprende sobre a cultura não é uma coisa sem rumo vem la de traz muitos batalharão para que até hoje o break fosse descriminado e aqui em americana sp estamos fazendo isso mostrando a cultura como ela deve ser com organização respeito humildade e força
muito legal ameii….
Também me ajudou muito ?
Me ajudou bastante no meu trabalho de educação fisica ( teorica ) , quero ver se vai ajudar na parte prática. ….
Me ajudou muuuuuiiiiito no trabalho
Vlwwwww
caa vez que passa me apaixono mais e mais pela daça
Olá.. Quem é o autor do texto? não encontro o nome aqui
obgda ajudou muito
Ajudou no meu também