O freestyle é influenciado fortemente pela cultura latino americana. O freestyle originou em New York no início dos anos 80. Continua sendo produzido hoje em dia com bastante popularidade. A música surgiu primeiramente em New York City e em Miami em meados dos anos 80. Espalhou-se eventualmente a muitas outras cidades com populações latino-americanas.
Inicialmente, era uma fusão dos estilos vocais encontrados na música disco dos anos 70 com a instrumentação sintética do eletro dos anos 80. Nos anos 90, as influências do eletro e do hip hop foram suplantadas pelo house dance. As pessoas escutavam Shannon como a primeira trilha do freestyle. A canção foi produzida por Chris Barbosa, um Latino de New York City. Barbosa mudou e refinou o som do funk e do eletro, adicionando os ritmos latinos americanos. Este som novo, emocionante rejuvenesceu o funk, a alma e a cena do hip hop em New York City.
Quando a maioria dos clubes da vizinhança fechava suas portas, alguns clubes de Manhattan estavam prosperando de repente. Músicas como “Play At Your Own Risk” de Planet Patrol, “One More Shot” de C Bank, “Al-Naafiyish (The Soul)” de Hashim, e “I.O.U.” de Freeez tornaram-se as batidas do momento. Kraftwerk (“Numbers”) e New Order (“Confusion,” “State of the Nation”) inspiraram o som original do freestyle e responderam-lhe então incorporando determinados elementos do freestyle em suas próprias produções. Outros produtores em torno do mundo começaram logo a reproduzir o som. Sons como “Let Me Be the One” de Safire, “I Remember What You Like” de Jenny Burton, “Running” de Information Society, e “Give Me Tonight” de Shannon vinham da rádio de New York. Muitos dos artistas originais do freestyle – e o DJs que tocavam a música, tais como Jellybean, Tony Torres, Raul Soto e Roman Ricardo – eram Latinos ou do descendência italiana.
Esta era uma razão porque o estilo veio ser muito popular entre americanos latino-americanos, especial na área de New York City. Naturalmente, os dançarinos e os produtores associados com o estilo vieram em torno do mundo. Por exemplo, o notável hit de Information Society “Running”, foi escrito por Murat Konar, que é descendente de turco, e produzido por uma banda que era de descendência escandinava. Dois outros artistas populares de Freestyle, Freeez e Samantha Fox, eram de descendência britânica. O freestyle latino também toca na comunidade asiática. O freestyle transformou-se mais do que algo latino, ele se transformou em um instrumento para unir os amantes de música e de dança de todas as nacionalidades
hum nossa eu achei muito da hora mesmo …é muito bom nois manter enfornados,sobre o hip hopeu gostaria de sabe mas sobre o house dance…anteciosamente
Achei legal e grande mas e interesante